quinta-feira, março 29, 2007

A palavra de ordem é produtividade...

Dilema existencial recorrente na minha vida: Produtividade.

Já repararam no tanto que somos sonhadores e pouco realizadores? Gastamos horas naquele pensamento de um futuro melhor, emprego melhor, carro melhor mas nada de agir. E eu não estou falando de dar uma guinada de 180º na sua vida. A questão é que a revolução acontece aí, hora após hora no seu trabalho, na sua casa. Eu sei que você já tentou mudar as coisas, eu também tentei, mas com o passar do tempo (e de pouco tempo como já constatamos) aquela motivação de mudar some, você retorna a rotina sem perceber e o ciclo vicioso recomeça.

Pois bem, uma dessas coisas que sempre coloco na cabeça pra fazer e sempre esqueço ou perco a motivação é a tal da produtividade. Eu entendo por produtividade como a capacidade de ser fazer coisas com um alto aproveitamento do tempo. Seja estudar, trabalhar, malhar ou quaquer outra coisa que você julgue produtivo para sua evolução pessoal ou profissional (ou seja, não estou falando de entretenimentos).

Acredito que a infelicidade na vida profissional ou universitária se deve a dois fatores: ou você não está fazendo o que realmente gosta ou você está fazendo algo que é bom para seu futuro mas que é um "pé no saco" (meu caso na universidade!). Portanto eu, de hoje em diante, começo a me preocupar com a minha produtividade.

Mas porque?

*- Prmeiro porque independentemente de onde você vai no futuro, você precisa ser eficiente. Quando estiver lá, no tão sonhado trabalho, terá condições de competir com a galera que rala muito? Se você ainda não sabe, os estudiosos dizem que o cerebro é como um músculo, quanto mais o exercitamos, mais ele é fortalecido portanto, é melhor começar agora.

*- Segundo porque a produtividade em lugares que você não gosta sempre ameniza um pouco o sofrimento. Seus resultados serão superiores e pelo menos as dores de cabeça no trabalho/universidade serão menores.

*- A terceira é que se você consegue ser altamente produtivo em atividades que você não gosta (e isso significa um esforço e tanto)imagine este potencial exponenciado por uma grande otivação?

*- E a última amigo é o seguinte: sabe aquele profissional que você sonha em ser, um sujeito altamente capacitado, respeitado, cheio de responsabilidades e etc? Pois é, saiba que ele é muito eficiente e altamente produtivo.

Então acho que é hora de você parar de murmurios e aregassar as mangas. Próximo post vem a singela metodologia. ;)

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home