domingo, março 26, 2006

Características da auto-confiança


O que faz uma pessoa ter sua auto-confiança inabalável? Não se ressentir com qualquer coisa, ter a noção de seu valor e ter a sabedoria de aceitar as pessoas como elas são?
Tenho a impressão que trata-se de dois aspectos básicos: Bastar-se e aprender com o fracasso. Vamos tratar do primeiro caso, iniciamente.

Bastar-se significa estar de bem com si mesmo. Se olhar no espelho e saber que ali existe uma pessoa forte, competente, sonhadora, com suas qualidade e defeitos e o mais impotante, com valor inestimável. É uma fortaleza contra as adversidades da vida. Esse fundamento ajuda a enfrentar desafios com serenidade e sabendo que pode ser realizado. Ajuda a compreender os fracassos e transformá-los em aprendizado que será levado para toda a vida.

A questão aí reside em como coneguir isso? Sempre temos algumas coisas que não agradam em nossa personalidade. Como ponto inicial, acho que devemos identificar quem somos,e onde queremos chegar. Falo aqui de motivações profundas, amor, solidariedade, honra, honestidade e demais qualidades reais e naturais(prefiro acreditar nisso) do ser humano. Deficiências como vaidade, necessidade de poder, ganância trazem uma satifação momentânea, algo que se perde em pouco tempo.

Feito isso, e não é nada fácil, devemos partir para o segundo ato, talvez mais difícil que o primeiro: colocar em prática os nossos sonhos. Aí vem o esforço, a persistência, a dedicação. Cumprí-los será um exercício valioso para a concientização do valor individual, não cumprir será uma decida íngrime rumo a depressão. E aí mora o perigo. Portanto, cuidado! Cumprir as metas que você criou é muito importante.


Pouco a pouco realizando seus sonhos, suas metas, você estará em sintonia com o que acredita e isso o torna senhor de si. Uma frase que um amigo disse e e a pura verdade: "o homem é redentor de si mesmo".

Apreciar o auto-convívio é imprescindível. Conheço pessoas que não gostam de ficar sozinhas em nenhum lugar, elas simplesmente não gostam da companhia de si. Parece conversa de projeção astral né? Mas reflita um pouco, você perceberá que faz todo o sentido.

6 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

Comigo aconteceu assim:

depois de muitos 'estágios' na 'universidade da vida', os anos vão passando, vc fica mais prática(o) e lança mão do: 'não gostou de mim, feche os olhos, não vim ao mundo pra te agradar.' E isso não é egoísmo, pois sempre vai existir aquele grupo de pessoas q te adora e das quais vc estima a companhia.

Um forte abraço!

23:51  
Anonymous Anônimo said...

Rapaz gostei muito,
Sou aqui de BH e tenho um vasto material na área de V.A por favor entre em contato comigo no meu msn: reinaldoaraujo55@hotmail.com

Forte Abraço!

23:54  
Anonymous Anônimo said...

OLÁ, SABEM O QUE É MAIS DIFÍCIL, É SABER DE TUDO ISSO E NÃO COLOCAR EM PRÁTICA, É FRUSTRANTE.... O RECONHECIMENTO PESSOAL É MUITO IMPORTANTE, CONSEGUI-LO EXIGE ESFORÇO, POIS TEMOS QUE ALCANÇAR NOSSAS METAS. MAS AS VEZES NOS ACOMODAMOS E FICA A SENSAÇÃO QUE JÁ É TARDE! EU SEI PQ TÁ ACONTECENDO COMIGO, RSRS. MAS NÃO ESTOU FELIZ NESSA SITUAÇÃO! MAS VOU SEGUIR EM FRENTE! ABRAÇOS

11:10  
Blogger Unknown said...

Eu to passando por um momento dificil, achei que estava angustiada por causa de trabalho pois meu salário tava ruim, sai pedi aumento de salario e consegui. Tenho um namorado q me da muita atenção e eu amo ele demais, nunca tivemos problemas. Vou formar no meio do ano no meu curso de contabilidade. Nossa to meio que sem chão, ta tudo ruim, acho q mesmo com meu aumento não to satisfeita com o local onde estou trabalhando, ou o problema é comigo. Já nem sei mais o que fazer, as vezes da vontade de fazer uma doideira qualquer. Se quizerem me ajudar. adminis21@gmail.com

12:37  
Anonymous Kátia said...

caramba, eu sou uma adolescente e já estou passando por muitos problemas... em casa, na escola, com os amigos e com o namorado também. muitas vezes tenho vontade de fazer coisas que vão me prejudicar. mas consigo me segurar e botar na cabeça que vou conseguir resolver tudo, apesar de saber que quem vai resolver meus problemas de verdade é apenas o tempo.

21:21  
Blogger Unknown said...

moreno_rlsf@hotmail.com
se alguem quiser algum conselho eh soh me add no msn e dizer o problema q vou tentar ajundar o maximo
abraços a todos..

16:00  

Postar um comentário

<< Home